Como instalar Java no Linux?
As instruções a seguir valem para instalar o Java da Sun. Para facilitar as coisas, o arquivo de instalação deve ser copiado para a pasta /usr/local/ (é necessário ter privilégio administrativo, entre como superusuário).
Só para lembrar: o arquivo de instalação pode ser obtido da internet (http://www.java.com/pt_BR/download).
É fundamental observar que para o Linux faz diferença usar letras minúsculas ou maiúsculas. Observe se está escrito jre-1_5_0_04_linux-i586.bin ou JRE-1_5_0_04_LINUX-I586.BIN e use como for nos comandos apresentados abaixo.


Abra o terminal e escreva: su
Escreva a senha do "superusuário".
Mude o diretório para o qual será instalado:
cd /usr/local/
Escreva algo como:
chmod a+x jre-1_5_0_04_linux-i586.bin
Para instalar, geralmente escrevemos:
sh ./jre-1_5_0_04_linux-i586.bin
Isso fará com que abra o arquivo para instalar. As instruções são longas (dê enter para passar as páginas), ou aperte a tecla Q que pulará para a próxima etapa (Q de "quit", encerrar em inglês).
Geralmente ele pergunta se deseja instalar. Pressione Y ("yes") para prosseguir.
Terminou? Escreva exit para sair do modo root. Notou que o terminal não fechou? Agora você voltou como usuário normal. Vamos testar um programa?
Para rodar o xLogo:
/usr/local/jre1.5.0_04/bin/java -jar xlogo.jar

O programa xLogo pode ser obtido em http://xlogo.free.fr/fichiers/xlogo.jar.


Note que essa instalação do java não fará que o java rode nos navegadores de internet ("browsers"). Para isso, é necessário criar um link simbólico da pasta de plugins do navegador (mozilla) para o arquivo libjavaplugin_oji.so que se encontra na pasta do java (que acabaste de instalar).
O comando para criar um link simbólico seria algo como (depende da versão do navegador): ln -s /usr/local/jre1.5.0_04/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so /home/pastadousuário/.mozilla/plugins/

Pelo que tenho observado, o erro mais cometido é o de digitação. Infelizmente, muita gente perde horas tentando instalar sem compreender as mensagens de erro. Nesse caso, muita paciência na revisão. Uma dica é, quando começar a escrever o caminho para os arquivos (em qualquer um dos comandos exemplificados), usar a tecla tab (aquela que fica acima do Caps Lock). No terminal, ela serve para completar os nomes de arquivos (ou listar arquivos que comecem com as letras usadas). Se houver algum erro no caminho ou na digitação, não aparecerá nada. Aí será o caso de rever o que está escrevendo (caminho errado? trocou letra maiúscula por minúscula? deu espaço onde não deveria?).
* * * * *Glossário* * * * *
su = super usuário (administra o sistema). Deve-se usar com cuidado, pois é nesse modo que podemos mexer em pontos vitais do Linux (poderíamos deletar pastas vitais, por exemplo). Eis uma razão para nunca se logar como root (administrador do sistema) para navegar na internet (hackers poderiam fazer estragos em sua máquina).
cd = change diretory (mudar diretório);
usr = usrio ("user" em inglês);
cd = change diretory (mudar diretório);

chmod = change mode (muda permissões de acesso a usuários)
Formato: chmod = chmod [permissões] arquivo
O chmod atua basicamente sobre quatro níveis; todos 'a' (all), usuário 'u' (user), grupo 'g' (group) ou outros 'o' (others). Tanto pode usar letras como o modo octal para permissões.
Para ver um resumo do modo em letras, leia http://www.cisc.usp.br/documentacao/tutoriais/aix/comandos/chmod.html.
O modo octal (descrito abaixo) usa números de 0 (zero) a 7 (sete). Usa também letras para designar 'r' leitura, vem do Inglês 'read', 'w' gravação, vem do Inglês 'write' e 'x' vem do Inglês 'execute'.
0 (zero) permissão negada
1 permissão de execução
2 permissão de gravação
3 permissão de gravação e execução
4 permissão de leitura
5 permissão de leitura e execução
6 permissão de leitura e gravação
7 soma de todas as permissões
Você pode observar que a penúltima linha da descrição do modo octal nos permite entender melhor como ele é estruturado. Ex:
chmod 750 arquivo.txt
A grande vantagem do modo octal usado acima é poder alterar permissões de uma só vez para usuário, grupo e outros. No exemplo, o 7 representa a soma de todas as permissões para o proprietário do arquivo 'user' o 5 a soma de todas as permissões para o grupo 4 + 1 ou seja, leitura e execução. e por fim a negação de todas as permissões para outros. Quando a modificação se fizer sobre o grupo por exemplo faremos assim:
chmod g+w arquivo.txt
dessa forma o grupo a que pertence este arquivo passa a ter permissão de gravação no mesmo.
Um outro comando que está relacionado com o chmod é chown ("change owner", "mudar dono") que muda o dono de arquivos e pastas (ficheiros).