Como instalar xLogo no Linux Educacional?
O Linux Educacional já vem com Java pré-instalado, o que facilita a vida de usuário iniciantes.
Como veremos a seguir, bastam alguns cliques para começar a usar o xLogo no Linux Educacional.
  1. Copie o arquivo xlogo.jar para a pasta do usuário (ou outra de sua preferência). Nesse exemplo, estou logado como usuário professor. nos comandos apresentados abaixo.
  2. Clique com o botão direito do mouse (rato) sobre a área de trabalho (desktop). Escolha Criar Novo, Link para Aplicativo....
    Etapa 1
  3. Aparecerá uma janela em que escrevo o nome do programa.
    Esssa etapa é apenas para indicar que nome aparecerá no atalho que estou a criar e dar-lhe um ícone. Esta etapa é inócua: se houver algum erro de digitação isso não interferirá no funcionamento de nada.
    Etapa 2
  4. Na mesma janela, clico na aba Aplicativo. Na caixa comando escrevo java -jar xlogo.jar.
    Isso é padrão para programas em java: primeiro "java" (pois o xlogo roda em java); "-jar" que é o tipo de arquivo e finalmente, o nome do arquivo que é "xlogo.jar". Note que há um espaço em branco entre cada uma dessas partes digitadas.
    Etapa 3
  5. Ainda na aba (guia) Aplicativo, clico no ícone azul da pasta (indicado na figura acima). Procuro a pasta em que salvei o arquivo xlogo.jar e clico nela, depois dou ok (isso servirá para informar o caminho para o java encontrar o xlogo.jar).
    Etapa 4
  6. Como eu salvei o xlogo.jar na pasta de usuário e estou logado como professor, o caminho será /home/professor.
    Etapa 5
  7. Completada a etapa acima, dê OK. A janela será fechada e você terá agora um ícone de atalho para o programa xLogo em sua Área de Trabalho. Basta clicar sobre esse ícone que você acaba de criar para iniciar o programa pela primeira vez.
    Na primeira vez que se roda o xLogo, aparece uma janela com bandeiras dos países cujos idiomas estão disponíveis. Clique no de sua preferência e dê OK. Se desejar, você poderá alterar o idioma do xLogo quando desejar no menu Preferências (ou o equivalente em seu idioma).
    Etapa 6
  8. Se o o xLogo não iniciar, reveja os passos que você deu desde o início. Lembre-se que neste exemplo eu estava logado como professor e decidi salvar o arquivo xlogo.jar na pasta desse usuário. Você pode se logar como outro usuário (aluno) e também escolher outra pasta para salvar o xlogo.jar.

voltar

©© Todo o conteúdo desse sítio sob licença Creative Commons, exceto quando indicado o contrário.
Publicado em 29/nov/2009

Origens de nossos visitantes