escreva-meProjetoLogo



Imagine

Imagine é visto por alguns como o substituto do Megalogo (que ficou por mais tempo no mercado do que esperaria se compararmos com programas similares lançados por outras empresas).
Com o Imagine temos a linguagem Logo mas também temos um poderoso programa multimeios. O programa foi feito para Windows. De vez em quando escutava conversas [não confirmadas] de que estariam preparando uma versão para Linux. Por meio do wine, não consegui fazê-lo rodar em Linux. Não é produzida versão para Mac.
De modo simplista, podemos encarar o Imagine (e o Micromundos) como um "powerpoint" que aceita comandos fáceis de aprender. Transições, páginas, inserção fácil de imagens (de fundo de página e "roupa" da tartaruga), ferramentas para desenhar, etc.
Assim como o Micromundos, podemos exportar nossos projetos para o formato html.
Também permite criar arquivos executáveis, ou seja, arquivos de projetos que você pode usar e distribuir para quem não tem o Imagine instalado no computador.

Logomotion é o nome para o editor de imagens que acompanha o Imagine. Para quem conhece o Megalogo, não estranhará e poderá ficar feliz em saber que agora trabalha com gifs animados e outros formatos.

O programa possui versão em língua portuguesa. Com algum buscador web, talvez consiga encontrar distribuidores e revendas em seu país, embora entenda que o software tenha saído de linha.
Na margem direita dessa página, você encontra o link para duas empresas no Brasil.

Os acostumados com o MegaLogo reconhecerão alguns de seus recursos e estranharão [ou se surprenderão com] outros. As novidades incluem:
1) comandos no infinitivo (em vez limpe, limpar; em vez de repita, repetir, etc.);
2) uma barra de desenho que permite colorir o cenário com diferentes formas (um Paint sofisticado);
3) barra tipo explorer mostrando objetos e procedimentos criados em seu projeto.

A figura abaixo é um exemplo de um projeto criado com gifs animados. O usuário deve conduzir a abelha até a colmeia sem que seja capturada pela aranha. O controle é via teclado (use as setas).
Exemplo de jogo de labirinto

Graças ao Web.Archive, teste essas e outras possibilidades do software: baixe os demos do Imagine e do LogoMotion (ou confira endereços em Salve Logo).


ge
Mais sobre o Imagine

[http://www.geracaobyte.com.br/ProjetosImagine/ProjetosImagine.html] Geração Byte: copie exemplos de projetos

Download Exemplo do Labirinto Copie esse projeto
O objetivo do jogo é levar a abelha até a colmeia. Controle-a com as setas no teclado.

Para o projeto descrito nessa página usei as figuras abaixo como roupas de tartaruga.

colmeia
abelha
aranha