escreva-meProjetoLogo



Megalogo

Apesar de o Megalogo não ser mais comercializado, ele ainda é muito procurado. Nem mesmo a versão demo está disponível para download em páginas brasileiras (Há uma disponível em http://comlogo.web.elte.hu/demos/portugese/megalogo.exe. Não testei esse arquivo - recomendo antivirus. E, no momento, há uma versão completa em eslovaco que é o Comenius Logo). O Megalogo foi substituído pelo Imagine, uma versão muito mais atual. Para quem estiver atrás de uma versão Demo do Megalogo em português, uma solução seria pedir para quem tenha uma versão do programa, pois ele vem com demo junto para ser distribuído.
Eis um pequeno espaço para analisar alguns projetos em MegaLogo criados por professores em nossos cursos de capacitação.
Espera-se com essa análise poder contribuir para o uso dessa liguagem em situações de ensino-aprendizagem.
Você também pode explorar alguns comandos a partir da página de desafios.
Clique aqui para copiar os projetos descritos abaixo (formato zip, 4,71 kb).
  • A professora sentiu-se desafiada a desenhar círculos com a primitiva "polígono". A solução que encontrou para desenhá-los com simetria usando ângulos negativos foi fantástico, uma vez que nessa primitiva a "tati" gira para a direita sempre.

  • O projeto "êxito" nos chamou a atenção por ser o primeiro a empregar vários sons. Não funcionou como esperado. Após análise, com ajuda do multiplicadores, percebeu-se a necessidade do primitiva "espera". O projeto "nara" realizado por outra professora envolvia problemas de animação que foram solucionados com o "espera".

  • O projeto "bandeira" foi uma tentativa de usar procedimentos para desenhar a bandeira do Brasil. Antes de usar procedimentos, as professoras estavam usando comandos no "prompt" do Megalogo e as janelas "lista de comandos" e "botões". Usavam "avança 10" várias vezes até chegar ao ponto da tela onde achavam que a "tati" deveria girar. Conseguiram construir as figuras geométricas necessárias, mas chamavam um procedimento de cada vez porque entre um e outro tinham que posicionar manualmente a "tati". No projeto "símbolo" temos o projeto "bandeira" em versão melhor acabada.

  • Os projetos usaram várias figuras geométricas mas com propostas diferentes e com possibilidades de serem interdisciplinares: geralmente começavam com uma ideia fechada dentro da sua disciplina mas acabavam envolvendo-se com pelo menos duas outras para resolver os problemas durante a programação. É claro que duas ou três disciplinas envolvidas num projeto não o tornam interdisciplinar, mas os objetivos iniciais do "projetistas" foram se ampliando: No início, desenhar uma figura ou posicionar uma tartaruga, depois realizar procedimentos e salvá-los e, ainda, o desejo de tornar seus projetos interativos. Essa interatividade não foi alcançada por ser uma oficina de 20h, mas que fez várias professoras pedirem uma outra oportunidade, um "megalogo avançado".
Oficina Megalogo

Notas

Material para oficina de MegaLogo (adicionado em 25/jul/2005).

Formas Geométricas no MegaLogo (adicionado em 13/nov/2010).

Desafios:
Explore alguns comandos do Megalogo na página de desafios.


Curso de MegaLogo para professores e alunos
relato de curso oferecido pelo NTE Carazinho

Imagine:
Uma versão mais atual que o Megalogo